O dia-a-dia atribulado faz com que muitas vezes não notemos que estamos vivendo como se estivéssemos com uma espécie de “piloto automático”. Para estimular o autoconhecimento e proporcionar maior qualidade de vida, o Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), promoveu a palestra “Escolha a Calma”.
De caráter permanente, a iniciativa tem o objetivo de formar uma cultura da paz dentro e fora do ambiente de trabalho, tendo como base a reflexão sobre valores como amor, perdão, tolerância, confiança, respeito, humildade, paciência, flexibilidade, humor, compaixão, cooperação e gentileza.Na abertura do evento, a diretora de Gestão de Pessoas, Simone Duarte, destacou que o local de trabalho , composto por uma diversidade de comportamentos, é um dos melhores meios para discutir a paz. “Mas, é preciso também olhar os princípios e como servidores públicos exercitar diariamente valores como a humildade, a flexibilidade, o respeito e a compaixão”, destacou a diretora declarando, ainda, que “a calma é um exercício diário e precisamos nos centrar na nossa proposta de vida e resgatar valores para o exercício social”.
Durante a ministração, o coordenador da Campanha em Alagoas, Robson Feitosa de Lima iniciou sua fala afirmando que se considera o maior beneficiado, já que desde que se engajou na Campanha Escolha a Calma sua vida mudou significativamente. “A calma é uma questão de escolha que tem como proposta quebrar o círculo vicioso do medo e da raiva. Devemos sair da visão reativa e ter uma atitude reflexiva”, concluiu Robson.
De acordo com o NGP, a proposta é dar continuidade à iniciativa, pontuando outras atividades de caráter social, buscando o envolvimento conjunto dos servidores para um espaço de trabalho mais harmonioso.