Superintendente de Política da Mulher discute papel da Mulher com servidoras do HEPR

“No nosso estado, no nosso país, nós, mulheres, somos maioria. E se somos maioria, por que ainda vivemos com tanta invisibilidade?”. A indagação e o convite à reflexão foram feitos por Anne Karolline Fidelis, superintendente de Política da Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher e Direitos Humanos, na manhã desta quarta-feira, (15), para mulheres do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), durante a palestra “O perfil da mulher na sociedade”. Integrando o ciclo de eventos promovido pela Direção de Gestão de Pessoas da unidade hospitalar, a atividade reuniu servidores das mais diversas áreas do HEPR.

Prosseguindo as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o encontro debateu, entre outras questões, as funções impostas pela sociedade às mulheres, a desigualdade de gênero e a violência contra a mulher. “Somos maioria, mas ainda ocupamos menos espaço, principalmente quando falamos dos espaços de poder e da esfera pública. Isso ocorre porque crescemos achando que existem papeis definidos por gênero, ou seja, que cabem aos homens e às mulheres”, afirmou Anne Karolinne, superintendente de Política da Mulher.

Para ela, esses papeis são aprendidos, repassados e reforçados cotidianamente. “No dia-a-dia, na nossa vida familiar e no cuidado com os filhos acreditamos que há coisas de mulheres e homens. Se era possível aprendermos certas atribuições, também é possível aprendermos outras”, pontuou Karolline.

Em sua exposição, Anne Karolline, lembrou as cobranças sofridas pelas mulheres numa sociedade patriarcal e machista como a brasileira. “Além de dar conta das funções de mãe, esposa, amiga, profissional, entre outras, as mulheres são, excessivamente, exigidas a fazerem tudo isso muito bem feito”, explicou.

Segundo Karolline, somente conscientes de seus direitos, da luta pela igualdade entre os gêneros, como a equiparação salarial, da violência que sofrem dentro e fora de casa é que as mulheres podem buscar seus direitos, ponderou Karolline na palestra que seguiu interativa com participação total do auditório. Após a palestra, exibição de vídeo, distribuição de panfletos, cartilhas e camisas para as mulheres presentes.

As atividades em homenagens ao mês das mulheres prosseguem nesta quinta, (16), e sexta-feira, (17), com Dia da Beleza, demostrando produtos da marca Mary Kay e sessões de massoterapia.