Maluco Beleza vai às ruas comemorando sua 26ª edição

As últimas notícias citando o fechamento do Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), não são motivo suficiente para causar desânimo na equipe da unidade hospitalar. O tradicional bloco carnavalesco Maluco Beleza vai às ruas na próxima quinta-feira, (16), às 15h. Com saída do estacionamento do hospital, a expectativa dos servidores é de ser esta, sua última apresentação. O desfile que comemorou ano passado, bodas de prata, completa neste ano, sua 26ª edição.

De acordo com a organização da festa, o desfile deste ano poderá ser o último do HEPR, já que o projeto do Governo do Estado é transformar a unidade hospitalar em um hospital de clínicas. “Estamos convidando os moradores da região a abrirem suas janelas, reunirem seus familiares e amigos e irem para as ruas juntando-se a nós e compartilhando da alegria dos pacientes do nosso hospital”, disse o coordenador do setor de Recreação e organizador do evento, João Neto, clamando a todos os foliões que usem roupas de cor preta, simbolizando o possível término do bloco.

O pico alto da festa será a participação dos trios. Neste ano, a população não receberá camisa, foram confeccionadas apenas 140 camisas para os pacientes. O Rei Momo Marcos Antônio, da Ala Oficina da Mente e a Rainha do Carnaval, Ângela Maria, da Vila Renascer, escolhidos em concurso interno, aguardam ansiosos pelo grande dia.

“Criamos essa iniciativa como uma forma de reinserção social, para eles terem acesso ao que o restante da sociedade também tem. Isso ajuda na evolução do quadro, localizando-os no tempo e no espaço e beneficiando o processo de ressocialização”, ressaltou o gerente-geral do HEPR, psiquiatra Audenis Peixoto, ao acrescentar que eventos assim servem para acabar com certos “conceitos” pré-estabelecidos pela sociedade, mostrando que usuário de transtornos mentais também são capazes de participar e realizar tarefas cotidianas.