Projeto conjuga caminhadas diárias a conversa livre

03/08/2009

Com passeios matinais diários pelo seu entorno, o Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), através da equipe multiprofissional do Caps Casa Verde, promove momentos que aliam o andar com a conversa livre, proporcionando reflexões em torno das vivências de cada usuário. Os passeios são acompanhados pelo psicólogo Passifer Sabiá, orientador da proposta e pelos estagiários de Medicina, Psicologia e Serviço Social da Ala.

De acordo com Passifer, os estagiários aproveitam a caminhada para ouvi-los e apreender um pouco mais do universo psiquiátrico que rodeia cada usuário.  “Nosso objetivo é ativar a circulação sanguínea e a motivação psicológica dos processos interativos interpessoais e grupais, pois na caminhada a conversa é livre”, destaca o psicólogo.

Dividido em quatro momentos, após o percurso, que dura em média de 10 minutos, o grupo forma um círculo para agradecimentos, orações em prol de si ou de alguém que esteja precisando e cânticos diversos. No terceiro instante, é realizada uma oração coletiva e no quarto e último, são dados dois gritos de  grande intensidade, um de bom dia e o outro de abestalhamento. Participam dos eventos, também, todo e qualquer servidor do Caps que se mostre disponível e aberto às dinâmicas.

Para o psicólogo, a atividade se apresenta produtiva, principalmente, “pelo nível de relaxamento corporal e psíquico provocados por estados de sonolência causados por insônias, medicação, conflitos emocionais ou existenciais, o que chamamos de humor deprimido, ou, ainda, pelo baixo nível de ações psíquica e corporal nas primeiras horas do acordar”, justifica.