A comissão responsável pela reinstalação do Conselho Gestor do Hospital Escola Portugal Ramalho se reuniu hoje, (17), para retomada da construção do regimento interno da nova fase do Conselho, bem como elaborar diretrizes e normas para reabertura deste colegiado no HEPR.
Com atuação regular por quase quatro anos, no período de 2007 a 2011, o Conselho Gestor do HEPR, ao longo de sua permanência na unidade, pontuou discussões fundamentais que resultaram em atendimento de qualidade aos usuários. “É um espaço democrático que legitima a participação popular no planejamento e em debates das ações de saúde”, explicou o gerente-geral do HEPR e conselheiro nato, psiquiatra Audênis Peixoto. Dentre as principais conquistas elencadas no período, o conselheiro destacou a reforma e ajuste predial da unidade, iniciada em janeiro de 2011. “O Conselho levantou as necessidades prementes das dependências internas em visita de inspeção, quando encaminhamos solicitação à Uncisal que disponibilizou sua equipe de Engenharia para o início dos trabalhos”, arrematou.
De acordo, ainda, com o gerente, as alas do Hospital receberam tratamento na pintura, infiltração, reparo no telhado, banheiros, bem como reposição do patrimônio, a exemplo de colchões, leitos, lençois, toalhas e vestuário dos usuários. “Das oitos alas, A Vila Aconchego, considerada uma das mais precárias, em razão do perfil diferenciado por se tratar de dependentes químicos, foi uma das mais beneficiadas, naquela época.” Foi contemplada também com benfeitorias, a Oficina da Mente, ambiente anexado à Aconchego, lembrou o gerente. Para ele, outra conquista do Conselho que merece destaque foi a participação da Ouvidoria como membro ativo nas reuniões, além da contribuição da AFADM, como instituição partícipe e parceira.
Fazem parte da comissão a assessora de comunicação, Elizabeth Costa, Ouvidora Suely Bernardo, Administradora do HEPR, Terezinha Oliveira e a Técnica de Enfermagem, Márcia Santos.