Identidade Institucional

HEPR – O Hospital

Hospital Beleza

Inaugurado em 1956, remanescente do Asilo Colônia Santa Leopoldina, o Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR) oferece assistência médica, psiquiátrica e psicossocial a portadores de transtornos mentais. É referência para a assistência psiquiátrica em Alagoas e se destaca como um dos melhores hospitais psiquiátricos do Brasil.

Sendo a única unidade hospitalar psiquiátrica pública do Estado, possui credibilidade diante da população e da comunidade científica local e nacional, graças ao pioneirismo na modernização do tratamento dos portadores de transtornos mentais e ao empreendedorismo administrativo que fez do Hospital uma unidade de validação do SUS.

Como unidade administrativa da Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), tem direcionado suas ações para o campo do ensino e da pesquisa, agregando estagiários de Medicina, Psicologia e Enfermagem (níveis superior e técnico), Terapia Ocupacional, Serviço Social, Farmácia e Nutrição, de diversas unidades de ensino de Alagoas.

O Hospital Escola Portugal Ramalho contribui sistematicamente para a reinserção social dos seus usuários na comunidade, através de eventos como o “Bloco Maluco Beleza” (Carnaval), “Arraiá Forró Beleza” (São João), “Festa da Primavera”, “Pastoril” e “Reisado” (Natal) e “Encenação Teatral da Paixão de Cristo” (Semana Santa). Todos eles, sempre com fortes emoções e com a participação ativa de usuários, familiares, funcionários e comunidade em geral.

Para divulgar sua história, estrutura, serviços, casos de tratamentos psiquiátricos de sucesso, ações e eventos, o HEPR conta com uma publicação impressa, “Nossa Voz”, e com este site. Aqui, o usuário e a população em geral, além de receber nossas informações, dispõem de um espaço aberto para sugestões e críticas que possam melhorar o nosso atendimento e aperfeiçoar as nossas ações.