Artigos

JANEIRO BRANCO: SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

Roseana de Carvalho Sampaio

Psicóloga/NESMT/HEPR

            Sou Roseana Sampaio, Psicóloga do NESMT (Núcleo Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), antiga Saúde Ocupacional, do Hospital Escola Portugal Ramalho e estou aqui, para falar um pouco de Saúde Mental e da importância de sua prevenção, principalmente em tempos de pandemia; onde todos, ficamos psiquicamente mais frágeis ou vulneráveis à probabilidade em desenvolver algum tipo de transtorno psíquico.

            Sabemos que existem algumas “situações gatilhos” do momento presente, que acionam inconscientemente, alguns conteúdos “inflamáveis”; quando através de nossas experiências atuais; esses conteúdos são ativados numa relação com o passado e manifesto no presente, por se encontrarem em estágio de latência.

           Sendo assim, nos parece de grande relevância a oportunidade de abordar alguns transtornos emocionais ou psíquicos, que mais têm acometido as pessoas em tempo de pandemia:

  1. Transtorno de ansiedade generalizada/insônia;
  2. Síndrome do Pânico;
  3. Transtorno depressivo e;
  4. Transtorno de Humor

           Esses transtornos, têm em comum sentimentos de apreensão e medo, que se destacam com mais relevância, impulsionados por sentimento de perda sobre pessoas ou situações que nos sejam “caras”; nos gerando absoluta sensação de perda de controle sobre nossas vidas.

           A desorganização das emoções, também podem causar desinteresse pela vida/desmotivação, nos fazendo apresentar um humor deprimido ou mesmo, a oscilação do humor já mencionada, que advém de uma relação estreita com situações instáveis e/ou indefinidas.

           Porém, convém ressaltar, que os transtornos citados, podem ser episódicos ou reativos às “situações gatilhos”, podendo se instalar ou cronificar, caso não se busque a tempo, o tratamento adequado.

           Finalizando, ficam aqui algumas perguntas a serem respondidas e a oportunidade única, de dizer, que nada melhor a sugerir, que a prevenção, em tempos ou não de pandemia. Portanto, em se tratando de saúde mental, sempre que perceber a desorganização recorrente de suas emoções com reações psicossomáticas; procure um profissional da área, como o Psicólogo e se necessário, também o Psiquiatra, no intuito de ajudá-lo a reorganizar-se psiquicamente.

           A pandemia fez com que o homem contemporâneo repensasse a sua própria existência, na perspectiva de reconhecer-se em sua totalidade, como um ser biopsicossocial e também espiritual.

          Em tempos de pandemia, o ser humano nunca precisou tanto, olhar para dentro dele e buscar a sua sanidade, ainda que quando necessário, através de processo psicoterápico.

          Segue em anexo as perguntas que sugerem respostas.

PERGUNTAS:

  1. Tenho atividades gratificantes ou prazerosas em minha rotina diária?
  2. Tenho “focos” saudáveis?
  3. Pratico alguma atividade física ou de harmonização, como: Yoga ou relaxamento?
  4. Assisto programas ou filmes saudáveis, que possam contribuir com a minha saúde mental?
  5. Se tenho o hábito da leitura, faço opção por conteúdos que me trazem benefícios?
  6. Priorizo mais a mim, que aos outros, a ponto de utilizar meu “filtro emocional”, sempre que seja necessário, selecionar mais cuidadosamente, aquilo que o meu psiquismo vai absorver?
  7. Sou psiquicamente/emocionalmente seletivo?