Perguntas e roda de conversa foram ações do Outubro Rosa na prevenção do câncer de mama

A pauta de ações direcionadas ao Outubro Rosa no Hospital Escola Portugal Ramalho promoveu ontem, (18), uma blitz de conhecimentos no corredor principal da unidade hospitalar, sobre o câncer de mama, prevenção e cuidados com a doença. O momento reuniu servidores e usuários na participação de perguntas e respostas sobre a patologia que mais mata mulheres no Brasil. A Direção de Gestão de Pessoas usou uma roleta para indicação do questionamento a cada participante da brincadeira.  A cada acerto pelo participante, ele ganhava brindes e chocolate, além da fixação do laço rosa, o principal símbolo da campanha. Um dos alertas feito pelo movimento e que ficaram gravados na mente de mulheres e homens presentes, foi que a principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos e que é importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha, incluindo atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica. “A conscientização gera informação e a informação vai gerar a prevenção”, disse a diretora da DGP, Simone Duarte.

No turno da tarde, uma roda de conversa complementou a ação que abordou o tratamento da doença pelo SUS. O calendário de atividades prossegue durante todo o mês com chamamentos, palestras e dinâmicas relacionados à temática.

Uma a cada oito mulheres desenvolve câncer de mama, e é esse tipo de câncer a principal causa de morte de mulheres, mas se descoberto no início, as chances de cura variam de 95% a 98%.