Projeto Super-Ação leva laboral para colaboradores do HEPR

Em tempos de ritmos de vida acelerados, uma prática tem se revelado como forma de relaxamento e prevenção de doenças ocupacionais, a ginástica laboral. Esta prática vem ganhando força no Hospital Escola Portugal Ramalho, (HEPR), que através do Projeto Super-Ação da Direção de Gestão de Pessoas, (DGP), tem sido aplicada três vezes por semana com os colaboradores da unidade hospitalar. “A ginástica laboral, nada mais é do que a prática voluntária de fazer atividade física, realizada pelos trabalhadores coletivamente, no próprio local de trabalho, durante sua jornada diária, visando melhorar a condição física do trabalhador, com o objetivo de promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas”, pontuou o educador físico, Hildo Washington, profissional responsável pela atividade.

Segundo Hildo, os exercícios da ginástica laboral trabalham a reeducação postural, com exercícios para a coluna, costas e pernas, a consciência corporal, com exercícios de alongamento em que as pessoas passam a conhecer seus limites, as tensões acumuladas no trabalho, com exercícios para os ombros, exercícios de respiração e relaxamento.

“Ao promover essa pausa saudável no trabalho, a DGP está se mostrando preocupada com a qualidade de vida de seus colaboradores e com outros benefícios como a redução de faltas dos funcionários originadas por afastamentos por doenças ocupacionais, minimização de quedas e acidentes de trabalho. Essa prática proporciona ainda, aumento da produtividade decorrentes de melhora da atenção, concentração nas atividades desempenhadas, proporcionando maior disposição do funcionário” explicou a diretora de Gestão de Pessoas do HEPR, Simone Duarte.

A atividade está sendo realizada às segundas, quartas e sextas-feiras, em local estratégico na instituição, a partir de 8h30min.